Lá estava ela, presente todos os dias na minha casa durante toda a minha infância. Como? Na tv, programa "Prato da Casa". Minha mãe não perdia um só dia. E eu lhe fazendo companhia , assistia também; ficava olhando aquela senhora serena, sorridente a explicar como fazer deliciosas guloseimas. Minha mãe não perdia tempo; no dia seguinte, já fazia o que havia aprendido, coisas maravilhosas, aumentando ainda mais a minha admiração por Elíbia Portela.
O tempo passou... uma história longa até admitir para mim mesma que não havia para onde correr... a gastronomia era de fato, a sementinha que jogada em terra fértil iria germinar e dar bons frutos. Lembra da Parábola do Semeador? Pois é, um dia contarei esta história para vocês.
Ano passado, 2010, segundo semestre do curso de gastronomia, depois de vários cursos... muitos gastos... após ter começado do zero para seguir nesta área que nunca abandonei, era hora de tentar fazer um dinheirinho. Comecei a fazer minhas sobremesas e foi um sucesso na sala de aula com meus colegas. E logo começaram a surgir pedidos para restaurantes. Como cobrar? Coisas de amadora mesmo. Ainda não tinha estudado as disciplinas de Custos e Gestão de Alimentos e Bebidas, que hoje me fornecem todo o suporte para tal. O fato é que alguns estabelecimentos queriam pagar valores tão inferiores, às vezes até chegava abaixo do custo que tive só para fazer aquela sobremesa.
É de pirar né? Utilizar produtos de qualidade, fazer o seu melhor e ser tão desvalorizada. Fiquei péssima. Numa destas madrugadas, pesquisando como sair deste sufoco, com medo de ter que desistir novamente, vi Elíbia Portela on line no Facebook, pedi desculpas, me apresentei e pedi ajuda. Tomei um susto, quando imediatamente tive respostas. Era madrugada, ela parou, olhou o meu álbum, conversou comigo sobre as fotos que estava vendo, depois de muitas dicas me disse "Mércia, se você não se der valor, ninguém te dará, querida". Marquei e fui pessoalmente levar uma sobremesa para que ela avaliasse. Na hora de entregar em mãos de Elíbia, um filme passou na minha cabeça... eu, criança assisntindo o programa... os "nãos" recebidos ao longo da minha vida....e agora, ali, em frente a ela, entregando uma criação minha, quanta responsabilidade!
Tive o prazer de participar de dois cursos com Elíbia; o primeiro de Cupcakes, os melhores que já provei, uma massa deliciosa com nozes e passas embedecidas no vinho do porto; e outro, de tortas doces e salgadas, com decoração natalina.
Confirmei o que sentia desde a infância, a respeito desta Senhora: uma pessoa serena, alegre e que carrega consigo muita luz, capaz de transmitir para os que ali estão.
Por isto, neste mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, presto homenagem a esta guerreira Elíbia Portela, um maravilhoso exemplo a seguir.
Quero chegar Elíbia a sua idade com esta disposição e com este lindo sorriso na face.
Obrigada!
Quero chegar Elíbia a sua idade com esta disposição e com este lindo sorriso na face.
Obrigada!
Confiram as fotos dos cursos e as maravilhas que aprendi com Elíbia:
Torta Delícia Suíça
Arco-íris
Torta Mista Natalina
Taça Paraense
Cupcakes
Mércia Costa e Elíbia Portela
Gostou? quer aprender também? então não perca tempo, estão abertas inscrições para os cursos com Elíbia Portela. Você poderá visualizar aqui no blog a programação dos cursos que estará disponível amanhã (02/03) ou informações pelo e-mail: elibiaportela@gmail.com ou 4103-3015.
Todas estas delícias também fazem parte do cardápio oferecido pela Mel Doçuras, atendemos pedidos.
Até amanhã com a programação detalhada dos cursos de Elíbia Portela.
Mércia Costa
Minha querida amiga Mércia,
ResponderExcluirFiquei realmente tão emocionada com essa tua homenagem, que nem sei o que te dizer...
São gestos como este que nos fazem buscar forças dentro d'alma, para continuar uma existência despretensiosa de ensinamentos, numa área de suma importância, que é a Gastronomia.
Aproveita bem o dom de aprendizado que Deus te deu, pois terás bons frutos mediante as sementinhas que plantares. Que as tuas colheitas sejam abençoadas e que o Bom Deus proteja, ilumine a tua vida, e que a cada passo dado, encontre pessoas justas, meigas, agradecidas e que te faça muito feliz e realizada como estás me fazendo agora, ás vésperas de completar 29 anos de apresentações televisivas (08/03),com pessoas que, só vieram a somar em minha Vida.
Muitíssimo Obrigada!
Elíbia Portela
Mércia,
ResponderExcluirBelíssima e muito merecida esta homenagem, que você prestou, a este ser tão iluminado, que é Elibia Portela.
Seu trabalho também é muito belo e traduz um grande e divino dom, e muito amor.
Parabéns!