Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


domingo, 18 de setembro de 2011

Moti na versão Bahia, e viva a sustentabilidade!



Você sabe o que é Moti?

- De origem Japonesa, Moti é um bolinho de arroz, mas não o arroz que estamos acostumados. Para fazer Moti o ideal é o "Arroz Moti", especial, encontrado nas lojas de produtos para culinária japonesa. Ponto!
Final do terceiro semestre de Gastronomia e o desafio: seria apresentada uma sobremesa de origem Japonesa em que deveriam ser substituídos ingredientes de origem por alguns locais, tudo pela sustentabilidade, a base de todo o nosso trabalho. A minha ideia foi substituir o recheio chamado anko (um doce feito com feijão azuki) por uma trufa feita a base de laranjas (temos muitas regiões próximas por aqui que produzem laranjas). Até aí tudo bem, mas não sabia que o destino havia me preparado outra surpresa: não foi comprado o tal "arroz especial para moti" e quando cheguei na faculdade para a confecção e apresentação da sobremesa em feira livre para alunos e professores o que havia lá era nada mais nada menos do que flocos de arroz!
Respira forte, e vamos lá, muda tudo, maneira de elaborar... tudo mesmo! Mas graças a Deus deu tudo certo, consegui um produto final muito bom e elogiado por muitos, e viva a sustentabilidade! Apresento a vocês agora o meu Moti a La Baiana! Um delicioso bolinho de arroz recheado com trufa de laranja e finalizado com as casquinhas de laranjas cristalizadas.

Moral da história: "AS VEZES É NECESSÁRIO DAR ERRADO PARA NO FINAL DAR TUDO CERTO!" diria até que comigo, o final após tudo aparentemente ter "dado errado" é sem dúvidas bem melhor das expectativas iniciais esperadas.

Conheçam um pouco mais sobre este bolinho que traz sorte no endereço: http://www.culturajaponesa.com.br/htm/moti.html

Moti a La Baiana by Mércia Costa

Projeto integrador do terceiro semestre de Gastronomia.

Um cheiro bem abaianado a todos vocês!

Mércia Costa

Um comentário:

  1. Oi Mércia,
    quanto tempo! Estão lindos!!!!
    Bjs
    http;//batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir