A nossa dieta para o carnaval é a base de uma alimentação bem colorida, saladinhas... e FEIJÃO!!! ele não pode faltar. Com alto valor nutritivo, principalmente ferro, ainda possui potássio, fósforo e cálcio e uma boa quantidade de fibras. Olha, preciso confessar, um feijão bem temperadinho...hummm!!! Tem o seu lugar!
Meus amigos gourmets que me desculpem se existe alguma não conformidade com a minha maneira de fazer o feijão! Aprendi por volta dos 13 anos e desde então o preparo da mesma maneira e todos que provam, aprovam, principalmente o maridão!
Vou dizer como faço o meu feijão, mas em relação a quantidade é muito relativo pois disto dependerá o número de pessoas que fará a refeição, por aqui faço com 1 kg.
Para começar, escolho qual feijão utilizar, gosto muito do "Preto" e foi ele que preparei hoje, após deixá-lo de molho por mais ou menos 2 horas.
As carnes Salpresa e Charque, já estavam dessalgadas (deixei de molho por horas antes, sempre trocando a água). Sabe aquele chupa-molho que ninguém dá nada por ele? Pois é, encontrei um lindão no mercado e vai dar show no meu feijão! Além de lombinho e costelinha defumada, linguiça tipo calabresa, Paio e bacon.
Para o tempero utilizei hortelã grosso (não abro mão), cebola, cebolinha, tomate, alho e coentro, passei no pulsar, assim o tempero fica processado de uma maneira bem grosseira e com pedacinhos. Se quiser incluir mocotó e bucho, deve-se limpá-los antes e deixar de molho um pouquinho na água com limão ou vinagre, e cozinhá-los antes só os dois na pressão, com temperos, por aproximadamente 30 minutos. Se não fizer isto, o mocotó e o bucho não acompanhará o cozimento das demais carnes, pois são muito duros, portanto o tempo de cozimento é maior.
Vamos lá!!! Gosto muito de "rechear" todas as carnes, começando com o bacon, dando uma fritadinha básica com a sua própria gordura que vai sendo liberada aos poucos ao ser aquecido. Aos poucos, adiciono as demais carnes para que sejam seladas, exceto a calabresa, pois esta já vem pré-cozida e deverá ser acrescida no final de todo o cozimento, junto os temperos batidos, folhas de louro, pimentinha do reino moída na hora e adoro colocar um purezinho de tomates para acrescentar mais sabor e dar uma coloração especial.
Dica importante: nunca coloco sal durante o cozimento, pois mesmo dessalgando as carnes, ainda liberam sal no cozimento e somente no final faço a correção, se necessário, adiciono. Vamos dar uma pré-cozida nas nossas carnes, antes de adicionar o feijão (aproximadamente 10 minutos de pressão). Após este tempo, adicione o feijão e deixe cozinhar por mais aproximadamente 10 minutos (após a pressão).
E agora... é só degustar!!! Vale para acompanhar uma saladinha verde (fiz uma com alface, manjericão e tomates), couve refolgada e claro, elas, as indispensáveis: FARINHA E COCA-COLA!!!
Temperinhos
Carnes
Defumados
Charque e Salpresa
Feijão pretinho
Folha de Louro, Pimentinhas
Couve
Saladinha verde com tomates
Feijão!!!
Não podem faltar, coca-cola e farinha para acompanhar!!! Um molhinho de pimenta também é uma ótima opção para quem gosta!
E agora, fortalecidos, vamos para à Avenida!!!
Aproveitem o carnaval com responsabilidade!
Beijos,
Mércia Costa
Delícia!
ResponderExcluirAdoro feijão. Aliás, qual o brasileiro que não gosta? Raríssimos casos.
Bom Carnaval!!!
Bjos