Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dieta de Carnaval: FEIJÃO!!!


A nossa dieta para o carnaval é a base de uma alimentação bem colorida, saladinhas... e FEIJÃO!!! ele não pode faltar. Com alto valor nutritivo, principalmente ferro, ainda possui potássio, fósforo e cálcio e uma boa quantidade de fibras. Olha, preciso confessar, um feijão bem temperadinho...hummm!!! Tem o seu lugar!

Meus amigos gourmets que me desculpem se existe alguma não conformidade com a minha maneira de fazer o feijão! Aprendi por volta dos 13 anos e desde então o preparo da mesma maneira e todos que provam, aprovam, principalmente o maridão!

Vou dizer como faço o meu feijão, mas em relação a quantidade é muito relativo pois disto dependerá o número de pessoas que fará a refeição, por aqui faço com 1 kg.

Para começar, escolho qual feijão utilizar, gosto muito do "Preto" e foi ele que preparei hoje, após deixá-lo de molho por mais ou menos 2 horas.

As carnes Salpresa e Charque, já estavam dessalgadas (deixei de molho por horas antes, sempre trocando a água). Sabe aquele chupa-molho que ninguém dá nada por ele? Pois é, encontrei um lindão no mercado e vai dar show no meu feijão! Além de lombinho e costelinha defumada, linguiça tipo calabresa, Paio e bacon.

Para o tempero utilizei hortelã grosso (não abro mão), cebola, cebolinha, tomate, alho e coentro, passei no pulsar, assim o tempero fica processado de uma maneira bem grosseira e com pedacinhos. Se quiser incluir mocotó e bucho, deve-se limpá-los antes e deixar de molho um pouquinho na água com limão ou vinagre, e cozinhá-los antes só os dois na pressão, com temperos, por aproximadamente 30 minutos. Se não fizer isto, o mocotó e o bucho não acompanhará o cozimento das demais carnes, pois são muito duros, portanto o tempo de cozimento é maior.
Vamos lá!!! Gosto muito de "rechear" todas as carnes, começando com o bacon, dando uma fritadinha básica com a sua própria gordura que vai sendo liberada aos poucos ao ser aquecido. Aos poucos, adiciono as demais carnes para que sejam seladas, exceto a calabresa, pois esta já vem pré-cozida e deverá ser acrescida no final de todo o cozimento, junto os temperos batidos, folhas de louro, pimentinha do reino moída na hora e adoro colocar um purezinho de tomates para acrescentar mais sabor e dar uma coloração especial.
Dica importante: nunca coloco sal durante o cozimento, pois mesmo dessalgando as carnes, ainda liberam sal no cozimento e somente no final faço a correção, se necessário, adiciono. Vamos dar uma pré-cozida nas nossas carnes, antes de adicionar o feijão (aproximadamente 10 minutos de pressão). Após este tempo, adicione o feijão e deixe cozinhar por mais aproximadamente 10 minutos (após a pressão).

E agora... é só degustar!!! Vale para acompanhar uma saladinha verde (fiz uma com alface, manjericão e tomates), couve refolgada e claro, elas, as indispensáveis: FARINHA E COCA-COLA!!!




Temperinhos


Carnes


Defumados

Charque e Salpresa

Feijão pretinho

Folha de Louro, Pimentinhas

Couve

Saladinha verde com tomates


Feijão!!!

Não podem faltar, coca-cola e farinha para acompanhar!!! Um molhinho de pimenta também é uma ótima opção para quem gosta!


E agora, fortalecidos, vamos para à Avenida!!!

Aproveitem o carnaval com responsabilidade! 

Beijos,

Mércia Costa

Um comentário:

  1. Delícia!
    Adoro feijão. Aliás, qual o brasileiro que não gosta? Raríssimos casos.
    Bom Carnaval!!!
    Bjos

    ResponderExcluir