Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Concurso Chef Revelação Unijorge 2010

Não poderia deixar de comentar um momento muito importante na minha jornada como aprendiz de cozinheira!!! Foi quando participei do concurso Chef Revelação Unijorge 2010. Entre tantos profissionais e estudantes, de várias instituições de ensino, a minha receita foi selecionada.
Foi muito divertido; fazia reuniões para degustação com a família, passava um papel em branco para todos e ali eles faziam a sua "avaliação". Então, eu retornava para a cozinha e começava tudo de novo, melhorando cada vez mais a minha receitinha!
A minha criação foi o "Risoto Danado de Bom e Creme de banana Cheese" que consiste em um risoto a base de carne seca, queijo coalho de búfala e os temperos maravilhosos da nossa terra; o creme foi com banana-da-terra e cream cheese. Ficou bastante saboroso!!! A pimenta "biquinho" também deu um toque especial.
Foi muito gratificante ter participado. Hoje, com os conhecimentos técnicos adguiridos ao longo dos estudos, tenho a certeza de que poderia ter sido bem melhor. Porém, o importante é que deu tudo certo e ganhei o título de Vice-campeã!!!
O tema foi: A utilização de produtos locais na alta gastronomia mundial.

Não posso deixar de agradecer aqui pelo excelente trabalho da nossa coordenadora Janaína Leal, professora Lílian Penna e professor Rafael Zacarias, além dos jurados Amanda Lima e Vinícios Figueira, presentes neste concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário