Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Almoço de domingo

Sempre aos domingos faço uma massa para o almoço. Hoje resolvi sair do comum e pensei em comer uma comidinha com dendê. E como uma boa bahiana que sou, não poderia deixar de fazer o Vatapá. Fiz também Xinxim de galinha, Feijão Fradinho e Arroz Branco para acompanhar.

Vatapá é um prato típico da cozinha da Bahia. Esta culinária com tantas influências africanas é muito gostosa. As escravas eram levadas para as cozinhas dos senhores e se deparavam com ingredientes nunca vistos trazidos pelos europeus como o alho, limão, açúcar, carnes de boi e frango etc... e outros já utilizados na culinária dos índios como a banana, inhame, amendoim, feijão, milho, etc... O que resultou? nesta mistura maravilhosa, adaptaram as comidas dos orixás e surgiu esta explosão de sabores que conquistou o mundo. 

O Vatapá também é muito famoso no Pará, mas a receita sofre variações como a ausência do amendoim e outros ingredientes utilizados pela cozinha bahiana.

Existem várias receitas de Vatapá, eu utilizo esta que faz parte do curso de comida bahiana do Senac-Ba, e fica muito gostoso.

Vatapá

500 gramas de pão dormido
100 gramas de bacalhau desfiado (opcional)
02 cebolas
100 gramas de camarões secos
50 gramas de castanha de cajú
50 gramas de amendoim torrado
200 ml de azeite de dendê
500 ml de leite de côco
01 maço de coentros
Sal a gosto
Leite para amolecer os pães

Modo de preparo:

Pique o pão e deixe de molho em um pouco de leite, bata os outros ingredientes no liquidificador também com um pouco de leite e ponha em uma panela. Bata também o pão no liquidificador e junte com os outros ingredientes, junte um pouco de azeite de dendê e leve ao fogo para cozinhar mexendo sempre para não embolar. Caso precise acrescente mais leite de côco até que seja completamente cozido. Depois deste tempo desligue o fogo e ponha o restante do azeite de dendê. Experimente o sal.

Caso tenha ou goste, acrescente bacalhau desfiado na hora do cozimento.


Em particular, nunca fiz com bacalhau.
Esta receita rende bastante, sempre que faço, utilizo a metade dos ingredientes pedidos.

Agora deixo para vocês a foto para dar água na boca e façam esta receita o quanto antes! Se precisarem tirar alguma dúvida, deixem um comentário que respondo o mais rápido possível.
Até a próxima!

Mércia Costa

2 comentários:

  1. adorei seu vatapa minimalista. rs
    parabens mercinha.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita, também faço com pão, mas...quero saber a receitinha do feijão fradinho...rsrsrs....bjs e parabéns!!

    ResponderExcluir