Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bem-casados

De vários sabores e apresentações, estes docinhos estão presentes nos momentos mais especiais.
Existe um significado para as duas metades deste doce que são unidos por uma camada deliciosa de recheio e regado com uma calda doce: duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte nesta união, deverá ser distribuído um bem-casado a cada convidado.
Podemos servir bem-casados em comemorações diversas como: 
Casamentos: para dar sorte a noivos e convidados;
Nascimento: para dar boas vindas ao bebê desejando uma vida feliz e com muita saúde;
União de empresas: para prosperidade e fortuna;
Debutante: para compartilhar a juventude eterna;
Bodas: Para compartilhar a união feliz e o amor eterno.
Formaturas (bem-formados) : Conquistas e prosperiedade.

Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem-casado, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. "Basta fazer um pedido, antes de dar a primeira mordida".
Lenda ou não, o bem-casado é uma das tradições mais deliciosas e requintadas que existem e são oferecidos nestes momentos tão especiais da nossa vida.



Amei esta apresentação e está tendo uma aceitação muito grande por ser linda e diferente. A idéia foi da colega do curso de gastronomia Edinalva Monteiro quando preparamos estes com recheio de cupuaçú para o stand da Unijorge no evento Nordeste Gourmet 2010. Parabéns Nai!



Com a professora Nice Guimarães.


Trabalhamos com diversos sabores de bem-casados: Chocolate, Nozes, Damasco,  Cupuaçú, Castanhas etc...  se desejar informações mais detalhadas deixe seu endereço de e-mail que será um prazer em responder.

Uma excelente semana para todos.
Mércia Costa

Utilizado como referência para o texto o site http://www.bemcasados.webs.com/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário