Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Falando sobre Vinhos - África do Sul

Aconteceu o nosso segundo encontro da confraria de vinhos, desta vez o País escolhido para estudo foi a África do Sul.

A África do Sul  faz parte dos Países do novo mundo do vinho e hoje representa o sétimo maior produtor do mundo, exportando tanto vinhos como mudas, vinhos com aceitação internacional de excelente qualidade e com ótima relação custo-benefício.

Stellenbosch é a região vinícola mais importante, e no centro desta cidade está localizada a universidade que possui um renomado departamento de enologia e viticultura, além de uma série de escolas técnicas e institutos de pesquisas dedicados a essa área.

A uva tinta símbolo é a Pinotage, porém a Cabernet Sauvignon  tem sido considerada uma das principais uvas do País. Além destas também temos a Merlot e a Shiraz que também merecem atenção especial. 
Quanto as uvas brancas, a Chenin Blanc é a mais cultivada, entretanto a Chardonnay dá origem, na África do Sul, a vinhos de alta qualidade e com um bom potencial de envelhecimento. A Sauvignon Blanc merece destaque pois é hoje uma das grandes estrelas da África do Sul e seus vinhos estão entre os melhores do mundo. Encontramos também a Riesling e a Sémillon.

Seis garrafas de vinhos foram degustadas, entre elas a estrela da noite vinda da uva Pinotage, um vinho envelhecido por 11 anos nos trouxe muitas surpresas.

Afirmo com bastante convicção que os vinhos degustados apresentaram taninos macios e sedutores com acidez equilibrada. Harmonizamos com diversos queijos e pastas e foi uma experiência fantástica. Confirmo o que escrevi ao iniciar este texto, tratam-se de vinhos de excelente qualidade com ótima relação custo-benefício.

A minha maior surpresa foi o vinho da uva Chardonnay harmonizado com o queijo de cabra. Simplesmente fantástico! recomendo que provem também!

Você se interessou? quer fazer parte da nossa confraria e aprender mais um pouquinho sobre este maravilhoso mundo dos vinhos?

A nossa confraria acontece no espaço aconchegante das nossas amigas Margô e Alê Costa no Bistrô localizado em Patamares. Este mês de fevereiro ainda acontecerá um encontro da confraria, desta vez para estudar os vinhos da Argentina.

Continuem acompanhando o meu Blog que irei divulgar em breve o endereço e telefones para contato para vocês participarem.


Acima a nossa amiga e anfitriã também Sommelier Alê Costa decantando o vinho


 Além destas, mais três degustados das uvas: Pinotage (um jovem e um envelhecido) e um Merlot





A nossa amiga também Sommelier Alcione Brandão

Até a próxima!
Mércia Costa

Obs.: Como referência para o texto, além da experiência de degustação, estudos dos módulos do curso de sommelier pela ABS/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário