Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pão Delícia da Bahia!

Outro texto não contaria melhor a história do nosso Pãozinho Delícia da Bahia:

"O pão delícia é uma receita natural da Bahia. Conta-se que a sua criação deu-se por conta de uma falha no momento da preparação dos pães para o lanche. Faltou farinha que iria dar o ponto de massa enxuta, resultando então em uma massa muito pegajosa. Enquanto esperava até que fosse providenciado o restante da farinha a massa levedou e a autora resolveu produzir os pães mesmo assim. Ao colocá-la no forno para assar, notou que se assasse como de costume estes ficariam ressecados. Daí a retirá-los quando estavam enxutos e firmes. Para melhor apresentação, pincelou com manteiga e povilhou com queijo ralado. Após servi-los para seus amigos, os elogios foram intensos e todos bradavam: Que delícia! Ao ser interpelada por uma visita ilustre que queria saber o nome de tal iguaria, a mesma institivamente respondeu: Pão delícia. E hoje, devido a grande aceitação e procura dos outros estados, não devemos esquecer de complementar e falar com muita honra, que além dos pratos de dendê, leite de côco, pimentas etc., também temos na pastelaria uma receita que encanta a todos e para frisar melhor devemos chamá-la de Pão Delícia da Bahia!"

Elíbia Portela, Panificação caseira nº 2, página 129

Hoje o Pão Delícia da Bahia faz parte da minha linha de produtos oferecidos para os diversos eventos. Massa leve e saborosa que se desmancha na boca! Faça o seu pedido!!!

Aprendi este maravilhoso Pãozinho Delícia com a tão querida Chef Pâtiserie Janda Bonfim, a qual seguem os meus agradecimentos.



Gente, estes são meus Pãezinhos Delícia tá!!!

Um comentário:

  1. Deliciosos, massa molhadinha e ai estão sem recheio! Mal posso esperar pelos recheados!

    ResponderExcluir