Aconteceu o nosso segundo encontro da confraria de vinhos, desta vez o País escolhido para estudo foi a África do Sul.
A África do Sul faz parte dos Países do novo mundo do vinho e hoje representa o sétimo maior produtor do mundo, exportando tanto vinhos como mudas, vinhos com aceitação internacional de excelente qualidade e com ótima relação custo-benefício.
Stellenbosch é a região vinícola mais importante, e no centro desta cidade está localizada a universidade que possui um renomado departamento de enologia e viticultura, além de uma série de escolas técnicas e institutos de pesquisas dedicados a essa área.
A uva tinta símbolo é a Pinotage, porém a Cabernet Sauvignon tem sido considerada uma das principais uvas do País. Além destas também temos a Merlot e a Shiraz que também merecem atenção especial.
Quanto as uvas brancas, a Chenin Blanc é a mais cultivada, entretanto a Chardonnay dá origem, na África do Sul, a vinhos de alta qualidade e com um bom potencial de envelhecimento. A Sauvignon Blanc merece destaque pois é hoje uma das grandes estrelas da África do Sul e seus vinhos estão entre os melhores do mundo. Encontramos também a Riesling e a Sémillon.
Seis garrafas de vinhos foram degustadas, entre elas a estrela da noite vinda da uva Pinotage, um vinho envelhecido por 11 anos nos trouxe muitas surpresas.
Afirmo com bastante convicção que os vinhos degustados apresentaram taninos macios e sedutores com acidez equilibrada. Harmonizamos com diversos queijos e pastas e foi uma experiência fantástica. Confirmo o que escrevi ao iniciar este texto, tratam-se de vinhos de excelente qualidade com ótima relação custo-benefício.
A minha maior surpresa foi o vinho da uva Chardonnay harmonizado com o queijo de cabra. Simplesmente fantástico! recomendo que provem também!
Você se interessou? quer fazer parte da nossa confraria e aprender mais um pouquinho sobre este maravilhoso mundo dos vinhos?
A nossa confraria acontece no espaço aconchegante das nossas amigas Margô e Alê Costa no Bistrô localizado em Patamares. Este mês de fevereiro ainda acontecerá um encontro da confraria, desta vez para estudar os vinhos da Argentina.
Continuem acompanhando o meu Blog que irei divulgar em breve o endereço e telefones para contato para vocês participarem.
Acima a nossa amiga e anfitriã também Sommelier Alê Costa decantando o vinho
Além destas, mais três degustados das uvas: Pinotage (um jovem e um envelhecido) e um Merlot
A nossa amiga também Sommelier Alcione Brandão
Até a próxima!
Mércia Costa
Obs.: Como referência para o texto, além da experiência de degustação, estudos dos módulos do curso de sommelier pela ABS/SP