Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Torta Doçura de Chocolate com Morangos e Torta Doçura de Nozes

Mais duas tortas da Mel Doçuras para comemorar o aniversário da pró Lílian, desta vez com a família e amigos.

Doçura de Chocolate com Morangos






Doçura de Nozes




Com a aniversariante Lílian Penna


Parabéns querida! obrigada por acreditar no meu trabalho!

Mércia Costa

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mel Doçuras! Mais...

Mais um pouquinho do trabalho desenvolvido pela Mel Doçuras:

- Esta é a   minha torta preferida: Torta Mousse Camafeu de Nozes. É uma massa de bolo de nozes, duas camadas com recheio mousse com o doce camafeu de nozes coberta com chantilly, decorada com Xerém, nozes moidas e calda de chocolate. É uma torta molhadinha, se servida gelada, melhor ainda. Disponível para todos os tipos de eventos.


Estes são os Murffins de Nozes (massa de nozes) coberta com o mais puro chocolate meio-amargo e nozes moídas. Para quem gosta de café, é uma delícia para acompanhar. Disponível para Cafés, Cantinas e afins.


Esta é a Torta Mousse de Maracujá com Ganache de Chocolate Meio-amargo. São três camadas: um pão-de-ló delicioso, leve, a gosto pode ser massa branca ou chocolate, mousse de maracujá e ganache meio-amargo. Aqui está apresentado na versão mini para ser servido como sobremesa. Disponível para restaurantes, cafés, cantinas, eventos diversos, nas versões individuais ou maior.


Esta é a Torta Mousse de Limão. Um sucesso! Também com três camadas: uma massa de pão-de-ló, aromatizada com limão, mousse de limão e coberta com chantilly. Também no sabor Limão Siciliano.


Aqui Temos a Torta Mousse de Limão, mas desta vez com a massa Sablé, Mousse de Limão e Merengue.


Aqui temos uma bela apresentação para eventos diversos. Uma delícia que vai surpreender a todos. Ideal para sobremesa em almoço, Jantar...


Esta é a Torta Gelada de Kiwi
Também disponível nos sabores Cupuaçú,Côco, Morango e Abacaxi.


Mini-empratados: Sucesso nos eventos, sinônimo de praticidade e sofisticação. E aqui estou de olho nas novidades do mercado, inovando sempre para oferecer o melhor, exemplo disto: Tortas Geladas Mel Doçuras!




Até a Próxima!

Mércia Costa

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mel Doçuras!


Conheçam um pouquinho do trabalho desenvolvido pela Mel Doçuras, minha marca.

Esta foi a tortinha de Valentina, a princesinha de Janaína Leal, coordenadora do curso de gastronomia da Unijorge. Abaixo Cupcakes personalizados com a foto da princesinha.


Cupcakes embalados para entrega.



Acima temos Bombons Trufados nos sabores Limão Siciliano, Prestígio, Café, Queijadinha, Passas ao Rum e a minha mais nova criação: Vinho do Porto!



Vocês lembram do Bolo Pudim? uma delícia que não encontramos com falicidade. Aqui o Bolo Pudim ganha uma versão mini para ser degustado em porções individuais.



E agora ele que não pode faltar nas festinhas, o famoso Brigadeiro,  agora fazendo o maior sucesso na versão em copinhos.



Tenham todos a certeza de que tudo é feito com muita dedicação, carinho e responsabilidade.

Uma ótima semana para vocês!

Mércia Costa

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Falando sobre Vinhos - África do Sul

Aconteceu o nosso segundo encontro da confraria de vinhos, desta vez o País escolhido para estudo foi a África do Sul.

A África do Sul  faz parte dos Países do novo mundo do vinho e hoje representa o sétimo maior produtor do mundo, exportando tanto vinhos como mudas, vinhos com aceitação internacional de excelente qualidade e com ótima relação custo-benefício.

Stellenbosch é a região vinícola mais importante, e no centro desta cidade está localizada a universidade que possui um renomado departamento de enologia e viticultura, além de uma série de escolas técnicas e institutos de pesquisas dedicados a essa área.

A uva tinta símbolo é a Pinotage, porém a Cabernet Sauvignon  tem sido considerada uma das principais uvas do País. Além destas também temos a Merlot e a Shiraz que também merecem atenção especial. 
Quanto as uvas brancas, a Chenin Blanc é a mais cultivada, entretanto a Chardonnay dá origem, na África do Sul, a vinhos de alta qualidade e com um bom potencial de envelhecimento. A Sauvignon Blanc merece destaque pois é hoje uma das grandes estrelas da África do Sul e seus vinhos estão entre os melhores do mundo. Encontramos também a Riesling e a Sémillon.

Seis garrafas de vinhos foram degustadas, entre elas a estrela da noite vinda da uva Pinotage, um vinho envelhecido por 11 anos nos trouxe muitas surpresas.

Afirmo com bastante convicção que os vinhos degustados apresentaram taninos macios e sedutores com acidez equilibrada. Harmonizamos com diversos queijos e pastas e foi uma experiência fantástica. Confirmo o que escrevi ao iniciar este texto, tratam-se de vinhos de excelente qualidade com ótima relação custo-benefício.

A minha maior surpresa foi o vinho da uva Chardonnay harmonizado com o queijo de cabra. Simplesmente fantástico! recomendo que provem também!

Você se interessou? quer fazer parte da nossa confraria e aprender mais um pouquinho sobre este maravilhoso mundo dos vinhos?

A nossa confraria acontece no espaço aconchegante das nossas amigas Margô e Alê Costa no Bistrô localizado em Patamares. Este mês de fevereiro ainda acontecerá um encontro da confraria, desta vez para estudar os vinhos da Argentina.

Continuem acompanhando o meu Blog que irei divulgar em breve o endereço e telefones para contato para vocês participarem.


Acima a nossa amiga e anfitriã também Sommelier Alê Costa decantando o vinho


 Além destas, mais três degustados das uvas: Pinotage (um jovem e um envelhecido) e um Merlot





A nossa amiga também Sommelier Alcione Brandão

Até a próxima!
Mércia Costa

Obs.: Como referência para o texto, além da experiência de degustação, estudos dos módulos do curso de sommelier pela ABS/SP

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bem-casados

De vários sabores e apresentações, estes docinhos estão presentes nos momentos mais especiais.
Existe um significado para as duas metades deste doce que são unidos por uma camada deliciosa de recheio e regado com uma calda doce: duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte nesta união, deverá ser distribuído um bem-casado a cada convidado.
Podemos servir bem-casados em comemorações diversas como: 
Casamentos: para dar sorte a noivos e convidados;
Nascimento: para dar boas vindas ao bebê desejando uma vida feliz e com muita saúde;
União de empresas: para prosperidade e fortuna;
Debutante: para compartilhar a juventude eterna;
Bodas: Para compartilhar a união feliz e o amor eterno.
Formaturas (bem-formados) : Conquistas e prosperiedade.

Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem-casado, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. "Basta fazer um pedido, antes de dar a primeira mordida".
Lenda ou não, o bem-casado é uma das tradições mais deliciosas e requintadas que existem e são oferecidos nestes momentos tão especiais da nossa vida.



Amei esta apresentação e está tendo uma aceitação muito grande por ser linda e diferente. A idéia foi da colega do curso de gastronomia Edinalva Monteiro quando preparamos estes com recheio de cupuaçú para o stand da Unijorge no evento Nordeste Gourmet 2010. Parabéns Nai!



Com a professora Nice Guimarães.


Trabalhamos com diversos sabores de bem-casados: Chocolate, Nozes, Damasco,  Cupuaçú, Castanhas etc...  se desejar informações mais detalhadas deixe seu endereço de e-mail que será um prazer em responder.

Uma excelente semana para todos.
Mércia Costa

Utilizado como referência para o texto o site http://www.bemcasados.webs.com/ 


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Curso de Sommelier Profissional, fiz e recomendo!


Estão abertas inscrições para a nova turma do curso de sommelier profissional. Este curso só acontece aqui em Salvador uma vez por ano, então não percam a oportunidade. Vale lembrar que este curso é realizado pela CataEventos, com direção da nossa querida Anaildes Cruz e pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, e com certificação da ABS-SP e Unijorge.

O mercado de vinhos chegou com tudo em Salvador. Quem foi ao evento Nordeste Gourmet 2010 sabe o que estou dizendo, muitos stands de importadoras, lojas e vinícolas marcaram presença e confirmaram um crescimento promissor nesta área na nossa cidade. E é fato que logo existirá a procura por profissionais qualificados, então a hora é essa! 





domingo, 6 de fevereiro de 2011

Almoço de domingo

Sempre aos domingos faço uma massa para o almoço. Hoje resolvi sair do comum e pensei em comer uma comidinha com dendê. E como uma boa bahiana que sou, não poderia deixar de fazer o Vatapá. Fiz também Xinxim de galinha, Feijão Fradinho e Arroz Branco para acompanhar.

Vatapá é um prato típico da cozinha da Bahia. Esta culinária com tantas influências africanas é muito gostosa. As escravas eram levadas para as cozinhas dos senhores e se deparavam com ingredientes nunca vistos trazidos pelos europeus como o alho, limão, açúcar, carnes de boi e frango etc... e outros já utilizados na culinária dos índios como a banana, inhame, amendoim, feijão, milho, etc... O que resultou? nesta mistura maravilhosa, adaptaram as comidas dos orixás e surgiu esta explosão de sabores que conquistou o mundo. 

O Vatapá também é muito famoso no Pará, mas a receita sofre variações como a ausência do amendoim e outros ingredientes utilizados pela cozinha bahiana.

Existem várias receitas de Vatapá, eu utilizo esta que faz parte do curso de comida bahiana do Senac-Ba, e fica muito gostoso.

Vatapá

500 gramas de pão dormido
100 gramas de bacalhau desfiado (opcional)
02 cebolas
100 gramas de camarões secos
50 gramas de castanha de cajú
50 gramas de amendoim torrado
200 ml de azeite de dendê
500 ml de leite de côco
01 maço de coentros
Sal a gosto
Leite para amolecer os pães

Modo de preparo:

Pique o pão e deixe de molho em um pouco de leite, bata os outros ingredientes no liquidificador também com um pouco de leite e ponha em uma panela. Bata também o pão no liquidificador e junte com os outros ingredientes, junte um pouco de azeite de dendê e leve ao fogo para cozinhar mexendo sempre para não embolar. Caso precise acrescente mais leite de côco até que seja completamente cozido. Depois deste tempo desligue o fogo e ponha o restante do azeite de dendê. Experimente o sal.

Caso tenha ou goste, acrescente bacalhau desfiado na hora do cozimento.


Em particular, nunca fiz com bacalhau.
Esta receita rende bastante, sempre que faço, utilizo a metade dos ingredientes pedidos.

Agora deixo para vocês a foto para dar água na boca e façam esta receita o quanto antes! Se precisarem tirar alguma dúvida, deixem um comentário que respondo o mais rápido possível.
Até a próxima!

Mércia Costa

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Curso de Escultura em Frutas

Aconteceu aqui em Salvador ano passado no Hotel Monte Pascoal na Barra este curso de esculturas em frutas e legumes, o qual tive a oportunidade de participar. A responsável foi a  M&E Solutions e a Chef Garde Manger Márcia Kamei, que desenvolveu um trabalho maravilhoso com as aulas 100% práticas em 3 dias de curso.

Particularmente, me preocupo demais com a apresentação dos meus pratos, uma coisa que meu professor Rafael Zacarias  sempre me diz é que os detalhes é que fazem toda a diferença, além do gosto, a apresentação deve estar impecável.

Recomendo este curso a vocês estudantes de gastronomia, donas de casa, pessoas que trabalham em eventos, aprendi muito e as minhas saladas nunca mais foram as mesmas!!! Estou citando as saladas, mas utilizo bastante as técnicas que aprendi também na decoração das mesas e dos meus pratos.

Vocês devem visualizar o perfil da Chef Márcia Kamei  no orkut no endereço Escultura em Frutas by Márcia e verificar atravéz dos contatos quando será o próximo curso.

Obrigada Márcia e toda a sua equipe!


Olha que beleza! toda orgulhosa com a melancia tailandesa esculpida por mim!


Márcia Kamei
Chef Garde Manger

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pão Delícia da Bahia!

Outro texto não contaria melhor a história do nosso Pãozinho Delícia da Bahia:

"O pão delícia é uma receita natural da Bahia. Conta-se que a sua criação deu-se por conta de uma falha no momento da preparação dos pães para o lanche. Faltou farinha que iria dar o ponto de massa enxuta, resultando então em uma massa muito pegajosa. Enquanto esperava até que fosse providenciado o restante da farinha a massa levedou e a autora resolveu produzir os pães mesmo assim. Ao colocá-la no forno para assar, notou que se assasse como de costume estes ficariam ressecados. Daí a retirá-los quando estavam enxutos e firmes. Para melhor apresentação, pincelou com manteiga e povilhou com queijo ralado. Após servi-los para seus amigos, os elogios foram intensos e todos bradavam: Que delícia! Ao ser interpelada por uma visita ilustre que queria saber o nome de tal iguaria, a mesma institivamente respondeu: Pão delícia. E hoje, devido a grande aceitação e procura dos outros estados, não devemos esquecer de complementar e falar com muita honra, que além dos pratos de dendê, leite de côco, pimentas etc., também temos na pastelaria uma receita que encanta a todos e para frisar melhor devemos chamá-la de Pão Delícia da Bahia!"

Elíbia Portela, Panificação caseira nº 2, página 129

Hoje o Pão Delícia da Bahia faz parte da minha linha de produtos oferecidos para os diversos eventos. Massa leve e saborosa que se desmancha na boca! Faça o seu pedido!!!

Aprendi este maravilhoso Pãozinho Delícia com a tão querida Chef Pâtiserie Janda Bonfim, a qual seguem os meus agradecimentos.



Gente, estes são meus Pãezinhos Delícia tá!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Stock Car Salvador 2010

Como estou citando ainda algumas experiências do ano de 2010, não poderia deixar de comentar sobre a Stock Car ocorrida no mês de agosto aqui em Salvador e que tive a oportunidade de trabalhar. Foi um fim de semana de muito trabalho, uma experiência fantástica, pois alí sentimos a adrenalina real do que é estar em uma cozinha em um evento de grande porte e abastecer por dois dias vários camarotes. Enquanto corríamos na cozinha improvisada, lá fora os carros corriam também, trabalhamos todo o final de semana ao som dos motores. Mas é isso aí, na nossa profissão sempre trabalhamos quando há comemorações, e que 2011 seja um ano de muitas, pois assim, não faltará trabalho e você já deve ter escutado este ditado: "Quem trabalha Deus ajuda!". É real!

Nesta fotos parte da equipe, todos estudantes da Unijorge que trabalharam na Stock Car Salvador 2010.
 Rebequinha, Kátia, Verônica, Thiago, Cally, Camila, Mércia e Alcione

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Concurso Chef Revelação Unijorge 2010

Não poderia deixar de comentar um momento muito importante na minha jornada como aprendiz de cozinheira!!! Foi quando participei do concurso Chef Revelação Unijorge 2010. Entre tantos profissionais e estudantes, de várias instituições de ensino, a minha receita foi selecionada.
Foi muito divertido; fazia reuniões para degustação com a família, passava um papel em branco para todos e ali eles faziam a sua "avaliação". Então, eu retornava para a cozinha e começava tudo de novo, melhorando cada vez mais a minha receitinha!
A minha criação foi o "Risoto Danado de Bom e Creme de banana Cheese" que consiste em um risoto a base de carne seca, queijo coalho de búfala e os temperos maravilhosos da nossa terra; o creme foi com banana-da-terra e cream cheese. Ficou bastante saboroso!!! A pimenta "biquinho" também deu um toque especial.
Foi muito gratificante ter participado. Hoje, com os conhecimentos técnicos adguiridos ao longo dos estudos, tenho a certeza de que poderia ter sido bem melhor. Porém, o importante é que deu tudo certo e ganhei o título de Vice-campeã!!!
O tema foi: A utilização de produtos locais na alta gastronomia mundial.

Não posso deixar de agradecer aqui pelo excelente trabalho da nossa coordenadora Janaína Leal, professora Lílian Penna e professor Rafael Zacarias, além dos jurados Amanda Lima e Vinícios Figueira, presentes neste concurso.