Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


sábado, 28 de maio de 2011

Evento Slow Food na Unijorge e Projeto para Tortas sem Glúten? Quem sabe?

Comentei com vocês como foi a minha semana. Pois bem, terminou o curso de vinhos. E lá estava eu, empenhada na produção do coffee break para o evento "Slow Food", que aconteceu nesta última quinta-feira na Unijorge, no auditório Zélia Gattai e que  contou com a participação da Chef Tereza Paim e do Chef Marcos Pereira. 

Quando estamos na cozinha é assim: ou produzimos ou tiramos fotos! Por isto vou ficar devendo a vocês as fotografias do pré-evento. E gostaria de agradecer ,desde já, a amiga Gabriella Simões, do blog www.comidadabahia.blogspot.com,  que fez estas lindas fotos para mim.

Fiquei responsável pela elaboração dos doces. Escolhi Trufas de Café e Cupcakes de Chocolate com Coulis de Maracujá e é sobre ele, em especial, que irei comentar.

Cupcakes de Chocolate com Coulis de Maracujá - Consiste em uma massa de bolo de chocolate 50% cacau e coco ralado, sem utilização de farinha de trigo, recheio de ganache de chocolate (blend de chocolates ao leite e meio-amargo), coberto com cacau em pó, ganache de chocolate (o mesmo do recheio) e coulis de maracujá. O mais interessante desta iguaria é que só depois fui pesquisar em relação ao glúten de todos os ingredientes utilizados  e descobri, junto com o professor Rafael Zacarias, que se tratava da elaboração de um cupcake sem glúten! Nossa, fiquei muito feliz com esta descoberta. Fiquei pensando em quantas crianças existem com restrições alimentares e alérgicas ao glúten (celíacas) e fiquei muito satisfeita em saber que hoje posso incluir no meu cardápio um produto diferenciado para estas crianças; e mais: fiquei entusiasmada em pesquisar e levar adiante, desenvolvendo tortas também sem glúten, proporcionando mais alegria para estas crianças e principalmente para os pais, pois sou mãe e imagino a angústia que deve ser passar por algo deste tipo. Eu sei que preciso de um tempo para pesquisas e até mesmo montar uma estrutura específica para atender com muita responsabilidade este público especial. Mas tenho determinação e considero isto hoje como um desafio. E vocês podem considerar como uma promessa!

Sozinhos nada conseguimos. Um grupo de estudantes se empenhou em fazer este evento acontecer e no final estava tudo muito saboroso e com uma linda apresentação. Na parte dos doces, gostaria de agradecer pelo apoio das colegas Gabriella Simões, Andréia Brandão e Camila Crichigno que me ajudaram a todo o momento na produção. 

Além da Trufa de Café e do Cupcake de Chocolate, mais uma surpresa deliciosa: um saboroso docinho feito com a casca do maracujá utilizado na  preparação do coulis. Quem elaborou esta delícia foi a colega Camila Crichigno. Este docinho foi acompanhado de um strogonoff doce e finalizado com chantilly e coulis de maracujá, um doce 100% sustentável !

Como vocês sabem, aqui é o meu cantinho, é o meu diário, onde todas as semanas atualizo e conto um pouquinho sobre a minha vida de estudante, as minhas descobertas na gastronomia e deixo dicas de cursos, eventos ou o que, sinceramente, acredito ser útil  para vocês, meus amigos que sempre passam por aqui. 
Acho que vale muito a pena conferir mais sobre o evento Slow Food, realizado na Unijorge e, também, sobre os renomados palestrantes. Por isto, indico, para maiores informações, o blog www.comidadabahia.blogspot.com, onde Gabriella Simões e Miguel Brusell fizeram uma cobertura fantástica do evento.





Cupcakes sem glúten. Massa de chocolate 50% cacau e coco, coberto com ganache de chocolate, cacau em pó e coulis de maracujá


Trufas de Café.

Vou ficando por aqui... Um doce fim de semana para todos vocês!
Mércia Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário