Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Slow Food Gastronomia Consciente" Alunos do curso de gastronomia da Unijorge promovem...

- Desde criança, já estudava na escola primária assuntos relacionados ao meio ambiente. Ainda lembro de uma pesquisa da disciplina Estudos Sociais (nem se atreva a achar que isto faz muito tempo, tá?) sobre a ECO-92. Eu sei que é muito recente (rsrsrs), mas irei ajudar você, leitor (a), a lembrar: Eco-92 foi uma conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, realizada no estado do Rio de Janeiro, em 1992.

O que quero dizer com tudo isto, é que assuntos como sustentabilidade, educação ambiental e muitas outras ações conscientes, um dia, lá atrás, estudados por nós, continuam sendo tema atual de estudos até hoje, independente da área de atuação. Exemplo disto é este movimento (Slow Food) que vem fazendo barulho, despertando cada cada vez mais a curiosidade das pessoas e colocando em evidência que é possível, sim, utilizar os alimentos com respeito e aproveitar ao máximo tudo que a natureza pode nos oferecer  e mais ainda, apresentar estes alimentos na alta gastronomia mundial. E é por isso que grandes Chefs estão trabalhando cada vez mais empenhados neste sentido, aperfeiçoando as técnicas, criando e fazendo maravilhas, de maneira consciente e sustentável.

Pensando nisto, alunos, professores e coordenação do curso de gastronomia da Unijorge abraçaram esta causa. E assuntos como "Sustentabilidade" e "Movimento Slow Food"  serão temas para realização de eventos na instituição.

O primeiro evento com o tema "SLOW FOOD Gastronomia Consciente", a ser realizado no dia 26/05/2011, contará com a participação da Chef Tereza Paim do Restaurante Terreiro Bahia, localizado na praia do forte. Tereza Paim é referência na Bahia pela utilização dos produtos regionais e da estação, defendendo os sabores da nossa terra. Também participará, como convidado, o Chef Marcos Pereira, do Hotel Villa Bahia, localizado no Terreiro de Jesus, Pelourinho. O Chef Marcos desenvolve um trabalho fantástico no hotel, voltado para a sustentabilidade. Tive, recentemente, a oportunidade de estagiar, por alguns dias, com o Chef e fiquei encantada com a sua preocupação e o respeito pelos alimentos, e, mais ainda, com os pratos da alta gastronomia elaborados por ele, neste sentido sustentável. Em breve, postarei aqui as fotos dos pratos do Chef Marcos; vocês entenderão e ficarão, com certeza,  tão encantados quanto eu.

O melhor de tudo: O evento é aberto ao público, alunos de outras instituições, assim como professores ou admiradores da gastronomia que podem participar colaborando apenas com 1 kg de feijão.

Já fiz a minha inscrição. E você, está esperando o quê?

As inscrições podem ser feitas através do e-mail: eventosgastronomiaunijorge@gmail.com ou janaina.leal@unijorge.edu.br.

Telefone para contato/ informações: Ana Claúdia Lemos (AC Eventos e Acessoria), 8603-3747.




Quer saber mais sobre o movimento Slow Food?  É só clicar: http://www.slowfoodbrasil.com/
Para conhecer mais sobre a Chef Tereza Paim, clique: http://www.terezapaim.com.br/
Para conhecer mais sobre o Hotel Villa Bahia (em que o Chef Marcos Pereira é responsável pela criação e elaboração dos pratos), clique: http://www.hotelvillabahia.com/
Para informações sobre os cursos da Unijorge, clique: http://www.fja.edu.br/

E continue clicando www.meldocuras.blogspot.com, pois aqui sempre terei assuntos agradáveis para você.

Até mais,

Mércia Costa

2 comentários:

  1. Olá, Mércia!

    Que fantástica a sua participação no Chef de Primeira (www.chefdeprimeira.wordpress.com). Como vc ficou sabendo do blog?

    Olha, mil desculpas pela demora em respondê-la... o tempo anda corrido. Mas, você poderá enviar sua receitinha quando quiser, vou adorar.

    Mande para o e-mail chefdeprimeira@gmail.com, com cópia para cibelle.louise@gmail.com, pode ser? Ah, e com uma foto sua! Adorei seu blog, você escreve de uma forma gostosa, e sobre coisas gostosas, claro! Parabéns!!!

    Sempre que der, estarei por aqui!

    Obrigada pela atenção!

    Beijocas, Louise Cibelle

    ResponderExcluir
  2. Ah... já ia esquecendo. Adicionei seu blog lá nos favoritos do Chef, tudo bem?

    Beijos, Louise Cibelle

    ResponderExcluir