Esta é a minha Brigada! É um prazer ter você aqui.

-
Coitada da minha avó Glorinha! Eu vivia passeando pela cozinha, moleca ainda (praticamente ontem! Rsrsrs), destampando todas as panelas, para saber de onde vinha todo aquele cheiro maravilhoso que tomava conta da casa toda. A ousadia era demais e já fazia as minhas exigências em relação à comida e a minha vozinha que sempre quis agradar, coitada, escutava: "poxa minha vó, vou comer isto hoje?" ou "queria tanto..." Não havia diferença. As vezes ela me deixava passear na cozinha, como de costume, para fazer a minha "investigação gastronômica" e se divertia com aquilo. Outras, quando ela não estava em um bom dia e me avistava já a caminho das panelas ela dizia: (era muito engraçado, a resposta dela sempre a mesma nas duas situações).
"a comida é esta e se não quiser vá comer lá no Hotel da Bahia".

A minha vozinha se foi, saudade daquela comida ficou, o cheiro do tempero que tomava conta da casa toda era amor. Quem me dera ter de novo tanto amor no meu pratinho todos os dias!
Não há uma só vez em que passe em frente ao Hotel da Bahia que não lembre com carinho desta fase da minha vida; e o mais engraçado é que o desejo e curiosidade de criança ainda existem em mim, não consigo não pensar "O que há de tão especial na comida do Hotel da Bahia, hein? Ainda não sei, mas quando eu "crescer", te respondo, pois um dia ainda irei almoçar lá mesmo no Hotel da Bahia. E você quer ir também?

O que faço hoje na minha cozinha é adicionar o tempero Amor a todas as receitas ou fichas técnicas se assim você preferir chamar e o resultado é este, pode conferir, fique a vontade, a cozinha é minha, é sua, é nossa!

Contatos: bymerciacosta@gmail.com


sábado, 14 de maio de 2011

Jovem Talento Gabriel Lobo

Você que sempre passa por aqui e dá aquela olhadinha, já deve ter percebido o quanto gosto de falar sobre pessoas que fazem a diferença. Hoje apresento a Você, Gabriel Lobo, um jovem com muito talento e com futuro promissor. 
Conheci Gabriel ano passado no concurso Chef Revelação da Unijorge, Gabriel ficou em primeiro lugar na categoria "Receita Original" com a sua deliciosa criação Petit Gateau de Rapadura servido com sorvete de umbú e uma redução de tamarindo. Gente confesso amei esta sobremesa, além das texturas e temperaturas diferentes, o sabor do doce e o azedinho se misturando... Hummmm!!! Simplesmente fantástico, mereceu sem dúvidas a colocação de primeiro lugar.
Este ano reencontrei o colega, mas desta vez trabalhando no jantar do Chef Lúcius. O nosso convidado de hoje aceitou não só contar um pouquinho sobre a sua vida como também deixou um presentão para o dia do Chef, acreditem, a receita campeã: Petit Gateau de Rapadura. E se preparem, Gabriel confirma a sua participação no Concurso Chef Revelação 2011.

Conhecendo o nosso convidado:

" - Meu nome é Gabriel Lobo de Souza, tenho 23 anos, natural de salvador com raízes espanholas por parte de mãe, estudante de gastronomia na faculdade Estácio - FIB.  Sou proprietário de uma temakeria e uma pizzaria no litoral norte, mais precisamente na praia de guarajuba há três anos. Fiz a implantação e operacionalização dos restaurantes junto a minha mãe, Maria Del Carmen Lobo Azcona, desde o treinamento dos funcionários ao cardápio e controle de estoque. Trabalhei em Barcelona em uma cadeia de Tabernas Vascas, o Sagardi, onde só fiz aumentar minha paixão pela cozinha espanhola e principalmente a Vasca.
Comecei a estudar gastronomia visando aperfeiçoar minhas técnicas e dons culinários.
Hoje estou trabalhando para o Chef Edinho Engel do restaurante Amado, e sou Cozinheiro Tournant. Faço parte também da brigada de eventos, todos os eventos que o restaurante  faz seja dentro ou fora do seu espaço físico.
Vou me especializar na produção de embutidos, onde já iremos iniciar testes no próprio restaurante para e criação de novos pratos com a utilização de embutidos clássicos espanhóis e novas criações utilizando ingredientes regionais como a pimenta de cheiro, tão vangloriada pelo Chef Edinho, estamos em fase de testes, mas pode esperar coisa de altíssima qualidade.
Estou indo para Espanha no final do ano, acompanhar todo processos de produção de embutidos artesanais do país vasco, região de minha família, desde da matança dos animais, até o final de processo de cura que chega a durar 90 dias.Além de estar buscando novos conhecimentos em uma região de altíssima qualidade gastronômica e de um conceito de alto nível em questão de qualidade de  ingredientes.
Todo meu conhecimento adquirido será investido em um projeto pessoal, mas sem deixar meu sonho de ganhar um titulo de Chefe de Cozinha , buscando cada dia melhorar mais e mais...uma busca infinita pela perfeição.
Resumindo.....dou minha vida pelo que faço!!!!
E AMOOOOOOO o que faço.....!!!!!"

Gabriel Lobo


Fotos do Concurso Chef Revelação 2010 - Unijorge 



PETIT GATEAU DE RAPADURA


INGREDIENTES


200g de rapadura
160g de manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha
160g de açúcar
3 gemas
3 ovos inteiros
120g de farinha de trigo


PREPARO


Corte a rapadura em lascas e derreta em banho-maria com a manteiga. Depois de derretido, acrescente a essência de baunilha, misture bem e reserve na própria panela.

Em outra panela, adicione o açúcar, as gemas, depois os ovos inteiros e vá misturando levemente, também em banho-maria. Cuidado para não cozinhar os ovos.

Misture os conteúdos das duas panelas, fora do fogo e acrescente a farinha de trigo.
Misture bem para incorporar e virar uma massa homogênea.

Disponha nas formas (untadas), até quase a borda, cubra com um papel filme e leve a geladeira. Pode ficar até uma semana na geladeira.

Quando quiser, retire da geladeira, leve ao forno pré-aquecido até que a massa cresça. Retire do forno direto para uma travessa com água fria, para facilitar que se solte.

Sirva



E para todos os mestres, eternos cozinheiros e grandes Chefs,  deixo registrado aqui o meu Parabéns pelo dia especial e por ter escolhido esta profissão que nos permite fazer Arte todos os dias. É uma dádiva de Deus!

Um Abraço,

Mércia Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário